Quero Ser Fitness

Avaliação Física - Por Hudson Júnior

Ola pessoal,
Como já havia falado antes, estou sendo acompanhada pelos profissionais da Incorpore Vida, veja aqui.
Meu treinador, o Hudson, fez minha avaliação física. Foi a avaliação mais completa que já fiz até hoje. 

Em que Consiste uma Avaliação Física?

A Avaliação Física oferece dados imprescindíveis ao Profissional de Educação Física, e garante que a prescrição dos exercícios seja eficaz para o alcance das metas individuais. 
Na Incorpore Vida, são avaliados os seguintes parâmetros:

1) Objetivos principais e secundários
2) Analise Postural
3) Anamnese - Parâmetros basais 
4) Anamenese - par-Q (histórico pessoal e familiar, riscos para a saúde)
5) Perímetros
6) Diâmetros
7) Dobras Cutânas
8) Composição Corporal
9) Somatotipo
10) Gasto Energético Basal 

Esta avaliação foi realizada em 2 sessões:
Na primeira: conversa, avaliação postural, medidas e na segunda sessão é entregue a ficha de treino, a avaliação impressa e tudo é explicado, tim-tim por tim-tim.

Vamos aos resultados da avaliação:
Questão postural e algumas observações:
Inclinação lateral cervical direita e elevação do ombro esquerdo - É isso mesmo que você está pensando, eu sou torta, hahaha... Eu já vinha percebendo isso faz tempo, na hora dos exercícios, em frente ao espelho, meu ombro esquerdo é mais alto. 
Venho sofrendo faz anos de dores crônicas na cervical, e este é o motivo. Agora que descobrimos. O Hudson já me explicou tudinho sobre como resolver através de exercícios pensados para este fim e estes irão para minha rotina semanal.
Rotação interna de joelho D/E - Meu joelho direito é voltadinho para dentro, isso me causa algumas dores e fisgadas as vezes na execução de agachamentos. Para resolver é preciso trabalhar um grupo muscular específico na ligação coxa/joelho. O Hudson falou o nome e me explicou tudo bem direitinho, mas, é muita informação de uma só vez... kkkk.. não lembro os termos técnicos agora.
Anteroversão de pelves: Este defeitinho é o que eu mais notava, a vida toda, só que, nunca imaginava a causa e nem que tinha este nome. 
Minha percepção sempre foi a de que a parte mais inferior da minha barriga não tinha jeito. kkk... Eu estava sequinha, com gominhos na parte de cima e em baixo mesmo sem gordura, era saltado como uma bola, como se fosse inchado, mesmo eu tendo um intestino funcionando perfeitamente. 
Cheguei a pensar que era algum problema de ovário, útero, bexiga, sei lá, como se algo lá dentro estivesse inchado, empurrando minha barriga para frente. 
Hudson me olhou de primeira e pimba, já começou a me explicar o motivo. Ele até me mandou um texto pelo watts que divido com vocês:

A pélvis – um anel osteoarticular fechado, composto por peças ósseas e três articulações – forma a base do tronco, sustenta o abdome e serve de união com os membros inferiores. Anteversão pélvica A anteversão pélvica é uma alteração biomecânica de equilíbrio e pélvica. Manifesta-se por uma rotação à frente e abaixo dos ossos ilíacos que formam a pélvis e por uma rotação do sacro para trás e para cima. Isso gera um aumento da lordose, que pode gerar dores, tensão muscular ou deixar a coluna mais propensa a sofrer com hérnias ou espondilólise e espondilolistese. Essa alteração é muito mais comum do que se pode imaginar e pode ser observada principalmente nas mulheres jovens e sedentárias com má postura. Apresenta-se também em indivíduos de ambos os sexos com sobrepeso e obesidade, já que o peso do volume abdominal faz com que a pélvis "caia" para frente e para baixo. Os músculos que causam a anteversão da pélvis são principalmente o iliopsoas, o eretor da coluna e o retofemural. Nessa ilustração veem-se claramente os músculos que levam a pélvis à posição de anteversão.





Como minha musculatura abdominal superior está forte (os pack's de cima), todo o peso dos órgãos internos e da gravidade estão empurrando a parte mais inferior da minha barriga para fora.
Inclusive nunca consegui sentir exercícios infra abdominais por isso.. Morria de fazer elevação de pernas, e isso ainda piorava meu problema.
Por isso que passar por um profissional competente antes de se aventurar na academia é uma ótima pedida. Eu mesma, ja poderia ter resolvido isto a mais tempo. Ainda bem que o meu caso tem solução e isso tudo com exercícios e alongamentos serão resolvidos.

Protusão de ombros - isso todos os profissionais que me avaliaram me disseram, porém até hoje, não consegui melhorar. Mas já estou treinando músculos bem isolados nas costas, fazendo muito ombro e este problema também vai sumir. Amém...

Agora vamos para a avaliação das medidas, aquela que da muito medo, ansiedade e nervosismo. Com ela vamos saber como está o BF (body fat) ou seja, peso gordo, também conhecido como percentual de gordura.
Na avaliação da Incorpore Vida, é utilizado os diâmetros de 9 dobras pelo corpo, o que assegura um resultado muito mais preciso, do que os percentuais com 3 ou 5 dobras que eu havia feito anteriormente. Veja aqui.
Como as avaliações anteriores foram feitas por diferentes profissionais e métodos, vou estar comparando esta atual com as próximas, que é o que realmente importa.
Não vou postar fotos nesta avaliação, mas, na próxima, já vai ter antes e depois, ok??! Prometo!

Vamos aos dados da minha avaliação.




Gente, é isso. Se você é de Santa Catarina, procure a equipe da Incorpore Vida, pois com certeza estará em boas mãos. To amando o trabalho deles, que não poderia ser mais entrosado, afinal de contas são um casal, que trabalham juntos para proferir vida saudável para seus pacientes/amigos.

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências.



Categorias

Visualizações

Arquivo

Blog Fitness