Quero Ser Fitness

10 Passos para Evitar o Efeito Sanfona - Por Thayse Stapassoli

Minha nutri, a Thayse Stapassoli, atua na área de nutrição esportiva e é especialista em Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica.
Ela escreveu este artigo para o blog Barra de Cereal, do site Click RBS e permitiu que eu divulgasse aqui para vocês, MENINAS...

O assunto é o temido EFEITO SANFONA, com 10 dicas top's para emagrecer de uma vez por todas e com saúde.



Vamos lá:

1 – Evite dietas restritivas - Lembre-se que você tem que reeducar seu organismo! Siga uma alimentação equilibrada e “clean/limpa”. De forma que consiga fazer dessa fase um estilo de vida. Que não seja apenas uma fase da sua vida.

2 – Coma lentamente - O seu cérebro leva cerca de 20 minutos para receber a informação de que você está saciado. Tenha o hábito de descansar os talheres
no prato enquanto você mastiga. Comer com calma, aumenta a resposta de um hormônio da saciedade chamado Peptídeo YY (PYY) e Peptídeo-Glucagon-like (GLP-1). Consequentemente, quanto mais lentamente você come, mais assimilação o seu organismo terá de que você está satisfeito.

3 – Evite excesso de carboidratos - Gastamos cerca de 10% a mais da nossa TMB (taxa metabólica basal – quantidade de calorias que gastamos para nos mantermos vivos) para digerir determinado alimento. Isto se chama “efeito térmico do alimento”. Para digerir proteínas e gorduras, esse valor é aumentado. Portanto, gastamos mais calorias no consumo, do que com o carboidrato.

4 – Tente incluir em todas as refeições alimentos fontes de carboidrato, de proteína, e se possível, uma gordurinha (do bem!!). Evite o carboidrato de forma isolada, para que possamos controlar o índice glicêmico (IG). O IG pode acabar com a sua dieta!

5 – Inclua fibras nas suas refeições - Além de auxiliarem o trânsito intestinal, são excelente sacietogênicas.

6 – Coma de 3 em 3 horas - Além de acelerar o seu metabolismo, você não chegará na refeição seguinte com uma fome de leão.

7 – Mentalize - Organize logo cedo ou no dia anterior todas as suas refeições. Isso faz com que você não caia na tentação de ir a uma cafeteria e comer aquela torta de chocolate recheada com trufas ou aquele pãozinho de queijo com cappuccino.

8 – Beba água diariamente - Ela auxilia na limpeza do intestino, na saúde da pele, é fundamental para que todas as reações bioquímicas do nosso corpo ocorram de forma perfeita.

9 – Durma bem - É aconselhável dormir cerca de 8 horas ao dia. Você deve acordar com disposição e não cansado. Quando estamos dormindo, o nosso corpo não para de trabalhar, ele aproveita para colocar a casa em ordem. Isso faz com que o nosso metabolismo aumente. Em contrapartida, se não dormimos bem, liberamos mais cortisol hormônio relacionado ao estresse e ao acúmulo de gordurinhas. Aí nossa tentativa de perda ou manutenção de peso, vai para o espaço!

10 – Pratique exercício físico diariamente - Isso faz com que você mantenha seu metabolismo acelerado, ganhe massa muscular (excelente estratégia para queima de gordura) e, de quebra, libere hormônios relacionados ao bem-estar. Essa liberação de hormônios faz com que você tenha mais controle no apetite e não caia na tentação de comer a torta de chocolate recheada com trufas.


E aí meninas... dicas muito tops né... são pequenos detalhes, fáceis de aplicar ao dia a dia e que vão fazer toda a diferença no seu processo de emagrecimento. Que deve vir devagar e para ficar de vez!!!

Beijosss 

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

2 comentários:

Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências.



Categorias

Visualizações

Arquivo

Blog Fitness