Quero Ser Fitness

Mas, o que é o TABATA?

O método leva o nome do pesquisador japonês o PHD Izumi Tabata, que o desenvolveu para a equipe de patinação de velocidade do seu país.
A promessa é promover queima de gordura em 4 minutos intensos.

Meu treinador ja vem utilizando o TABATA no final dos nossos treinos faz algum tempo, e a cuiriosidade sobre o método me trouxe a este post. Agora compartilho o que descobri.



De acordo com leituras e muitas pesquisas, ja que, não sou uma profissional de educação física, descobri que a proposta do método visa trabalhar e desenvolver as aptidões cardiorrespiratória e de força/resistência simultâneamente em um curto espaço de tempo trazendo de brinde um elevado gasto energético. No TABATA como no treino HIIT  elevamos o EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós exercício) promovendo uma aceleração do metabolismo continuada ainda horas após o treinamento.

Não deixe de ler:

O que é Tabata?

Durante 6 semanas, foram estudadosos efeitos sobre a capacidade aeróbia e anaeróbia em 2 grupos de pessoas. O primeiro grupo completou 6 sessões de 20 segundos de sprints máximo seguidos por 10 de descanso, totalizando 4 minutos. O segundo grupo completou treinos de 60 minutos de cardio em ritmo constante. 
O primeiro grupo teve uma melhora tanto nas condições aeróbias quanto anaeróbias. Ja o grupo 2, melhorou apenas a capacidade aeróbia.
No método inicial criado por Tabata, o exercicio executado era o agachamento livre. Onde o executor realiza o máximo de repetições (explosão e velocidade) em 20 segundos e descansa por 10 segundos. Repetindo essa sequencia por 8 vezes, atingindo os 4 minutos idelizados pelo pesquisador.

Qual o segredo?

A chave deste segredo está no fato de que ao levar seu corpo ao limite extremo durante os 20 segundos ativos, você o fará trabalhar muito para reestabelecer o equilibrio inicial na fase de descanso. Essa soma chama-se gasto calórico total (gasto durante o exercício + gasto para reestabelecer o estado inicial)
Essa explosão de velocidade intensa, força seus batimentos cardíacos para perto da frequência cardíaca máxima, proporcionando melhor capacidade atlética e condicionamento, melhora o metabolismo da glicose e auxilia na queima de gordura.
Atualmente, há uma infinidade de outros exercicios inseridos no método além do agachamento - como flexão, saltos, abdominais - mas, o principio continua o mesmo. 20 segundos intensos com 10 de descanso, somando os 4 minutos finais.

Emagrece mesmo só em 4 minutos? 

A questão do emagrecimento está ligada a outros fatores, ja que, não vai adiantar ingerir mais calorias do que se gasta e fazer apenas o Tabata. Ele realmente acelera seu metabolismo, é um excelente queimador de gordura corpórea, mas sozinho, sem uma alimentação adequada não faz milagres.
Quando se fala em dar o seu máximo nos 20 segundos, é o máximo mesmo. Parece pouco 20 segundos, mas olha, nunca vi 20 segundos tão longos... chego a ver estrelas.. e pedir pra sair... mas o treinador fica ali obrigando a continuar... kkkk!! Já os 10 segundos de descanso parecem ser apenas 1 segundo, passam rápido demais. É realmente muito dificil completar as 8 séries perfeitamente, sem roubar segundos no descanso. E ao final vão cerca de 5 minutos para reestabelecar a respiração e os batimentos. 

Como Praticar?

Existem muitos aplicativos para realizar a contagem do tempo do TABATA. Estes emitem sinais sonoros na troca da fase ativa para o descanso. 
Como sempre digo aqui, não insira exercícios sem antes ter o aval do profissional que prescreve seu treino. 
Realizamos o tabata sempre a supervisão do nosso treinador, Hudson Junior da IncorporeVida.

Veja uma amostra de um treino TABATA que realizamos no final do treino de pernas.

   

                   


Bom, espero que tenham gostado. Para ler a integra do estudo do pesquisador Izumi Tabata, clique aqui.  

Beijos... e bóra TABATAR...
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário:

Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências.



Categorias

Visualizações

Arquivo

Blog Fitness