Quero Ser Fitness

PASTA DE AMENDOIM - fit fit fit

Ja faz um tempinho que a gente vem produzindo aqui em casa a pasta de amendoim. Eu simplesmente adoroooo.. sabe, me lembra infância! Que eu comia muito amendocrem!!!


Andei lendo muita coisa boa sobre o amendoim, e aderimos ao óleo e queríamos comprar a manteiga ou pasta, só que as industrializadas, quase sempre cheias de açúcar ou com gorduras saturadas.
Assim, resolvemos fazer a nossa em casa.
 E compartilho a receitinha fácil e top com vocês.



Esta pasta DELI, é uma combinação de fibras e proteínas. Em média, há 30% de proteínas nas sementes. Já o óleo contém cerca de 50%. 
É incrível o poder de saciar dessa pasta. Chego em casa, final de tarde, roxa de fome.. (esse é para mim o pior horário) fico sempre com vontade de beliscar e comer tudo que aparece. Como uma colher de chá da pasta de amendoim e me sinto ótima!!!!! 
Ela ainda é rica em vitamina E, Vitamina B3, antioxidantes e proteínas (uma das fontes vegetais com maior quantidade de proteínas).

Além disso a manteiga de amendoim é repleta de gordura monoinsaturada, e uma das principais gorduras desse tipo é o ácido linoléico. As gorduras insaturadas atuam diminuindo os níveis de LDL, que é o colesteral “ruim”. Por isso, previnem doenças cardiovasculares. 

Por ser um alimento calórico, coma com moderação, o ideal são mesmo 30 gramas por dia, que podem ser consumidos entre as refeições para aplacar a fome.

Agora que vocês ja conhecem os benefícios, bóra aprender a preparar esta delicia???

Ingredientes
500 gramas de amendoim
1 colher de sopa de óleo de amendoim

Modo de preparo

Torrar o amendoim
Primeiro passo é torrar o amendoim. Coloque na assadeira e deixe bem espalhadinho. Nós queimamos da primeira vez. Então vá olhando a cada 5 minutos. A temperatura deve ser de 200 graus e deixe inicialmente 20 minutos. Olhe e mecha, troque-os de lugar, por que os do fundo torram mais rapidamente. Tente descascar. Se a casca sair facinho e ele tiver mudado de cor ja estará pronto. Senão coloque mais 5 minutos e continue observando. Depois descasque, é bem facil, esfregue entre as mãos... Para separar o grão da casca nós usamos um secador de cabelos.

Passo 2: coloque o amendoim no liquidificador junto com o óleo de amendoim e bota pra bater vigorosamente, até que ele vire uma pasta.

Fica a seu critério o uso de adoçantes ou de usar um pouco mais de óleo de amendoim para ficar mais parecido com manteiga.
O nosso é puro, sem adoçante, gosto assim.

Bom depois é só guardar na geladeira.


Atualização:
Pouco depois de postar esta receita e depois de muito te-la consumido. Fiquei sabendo através da minha cunhada, que é engenheira agrônoma, que o consumo de amendoim é muito perigoso. 
Ontem vi o post de Paula Jacques, que tratava do mesmo tema: o fungo que torna o amendoim tóxico. Segue trecho do post para vocês:

"Em Tecnologia de Alimentos estuda-se: DTAs – Doenças Transmitidas por Alimentos, e um dos grandes vilões é o meu, o seu, o nosso querido: Amendoim!
Isso mesmo....Se você exagera no amendoim, fique atento. O amendoim pode conter AFLATOXINA, UMA SUBSTÂNCIA TÓXICA PRODUZIDA POR UMA ESPÉCIE DE FUNGO, QUE ATACA O GRÃO. O EFEITO É CUMULATIVO – OU SEJA O NOSSO ORGANISMO NÃO A ELIMINA.
Nos anos chuvosos, até 80% da produção pode ser infectada com tais toxinas. A longo prazo, o principal risco é desenvolver câncer de fígado.

O problema está nas condições de armazenamento inapropriadas, que expõe o grão à umidade e ao calor e isso não ocorre na sua casa ou no lugar onde você compra, o risco é o armazenamento pós colheita em condições que você nem imagina.

Então fica a dica:

O lugar onde você compra não determina a boa procedência do alimento, lembre-se que o processo produtivo inicia-se lá na colheita."


Por isso gente, comprar o amendoim de marcas conhecidas e famosas ajuda, já que, estas tem mais fiscalização batendo a sua porta. O que leva a uma maior atenção ao processo como um todo, desde a colheita e seu armazenamento.



Gente, que fique bem claro né... adoro a pasta de amendoim, como sim... dividi a receita com vocês, porém supondo que, cada pessoa que for fazer a receita saiba que esta é uma fonte de proteína ótima, mas que se usada de forma exclusiva vai fazer mal.
Ou seja, coma outras fontes de proteína também, heim!!!
 Até por que sempre defendi a alimentação saudável, e nenhuma dieta exclusiva pode ser saudável.

Beijossss e fiquem ligadas!!





Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências.



Categorias

Visualizações

Arquivo

Blog Fitness