COXINHA FIT - sem glúten, sem lactose e com muito sabor!!!

Bom meninas e meninos que gostam de inovar na cozinha.
Esse salgado é MA-RA-VI-LHO-SO!!
Preciso dividir essa experiência com vocês néah!
Chamo de Coxinha Fit, por que em seus ingredientes temos tudo que o "Mundo Fitness" adora comer!! Batata doce e frango...



Ela segue a lógica do salgado maromba, porém, fiz minhas adaptações e inclusive dei a ela aquele formato da "coxinha habitual fritinha" que somos acostumados a ver por aí!! E devo adimitir que já comi muitaaa dessas fritinhas, quer ver em festinhas infantis.. vixeeee... Mas isso faz parte de uma outra Gre.. hahaha.. aquela do passado.
Esta receita é de coxinha assada feita com massa de batata doce

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Vamos aos Ingredientes

- 500 gramas de peito de frango cozido e desfiado (gente gosto de cozinhar aquele peito com osso, tirando a pele e as gordurinhas, ele fica mais saboroso, molhadinho e mais fácil de desfiar ainda quente)
- 100 ml da água onde o frango foi cozido  (chamamos aqui em casa, suco de galinha)
- 2 tomates bem maduros (tire a casca deles e pique em cubinhos)
- 1 cebola grande
- 350 gramas de batata doce já assada (eu enrolo em papel alumínio e levo ao forno por 90 minutos)
- sal rosa do himalaia
- orégano, pimenta, outros temperos de sua preferência
- 1 ovo inteiro (preferência colonial)
- 2 dentes de alho
- 1 colher de óleo de coco ou outro óleo saudável (canola é ótimo, soja não!!)
- 3 colheres de farinha de linhaça dourada
- 2 colheres de sopa de farinha de amaranto ou outra saudável


Modo de Preparo


*MASSA

Amasse as 350 gramas de batata doce com um garfo, leve o frango ja desfiado na batedeira ou mixer para ficar miudinho. 

Misture as 250 gramas do frango desfiado, o ovo inteiro,  batata doce amassada e a farinha de amaranto, uma pitada do sal do himalaia e os seus temperos favoritos. E amasse com as mãos. Prontinho, a massa está pronta. Reserve.
Se preferir passe num processador.

*RECHEIO

Com o fogo médio/baixo, em uma panela coloque o óleo, o alho e a cebola e deixe dar uma douradinha, acrescente uma concha da água do cozimento do frango, para desmanchar a cebola.  Agora é a vez do tomate, que deve estar previamente descascado. descascamos assim:







Depois de picadinho, coloque na panela com a cebola e deixe dar uma desmanchada, mais umas 2 conchas da água de frango (suco de galinha, hahaha), se você não tiver esse caldo vá de água comum mesmo, tá, não vai colocar aqueles temperos knnor pelo amor de Deus... aquilo vai estragar a receita, puro conservante, misturado com sódio!!!
Agora é só por o frango previamente desfiado e mexer até que se misture bem. ESTÁ PRONTO. Se você quiser coloque mais sal aqui. exeprimente e veja a necessidade. Como eu ja cozinho o frango com sal, aqui nem uso na maioria das vezes.
Sempre faço desse molho a mais, faço tipo, 1kg/1,5kg de frango e aumento os outros ingredientes. Pois esse molho serve para comer purinho... para comer com torrada, com pão, empadão fit.. etc.. etc... 

MONTANDO AS COXINHAS


Pegue a massa e faça uma meia bola com o centro para dentro. Insira o molho de frango (cervca de uma colher de sopa cheia) e tampe com mais massa, agora com um formato cônico, passe na farinha de linhaça e forma previamente untada (uso óleo de coco, pode ser canola também, pois esses não se alteram com o calor)
Pré aqueça o forno por alguns minutos, coloque as coxinhas na temperatura de 250 graus por 30 minutos.



Pode usar de lanche da tarde, pode usar de pré-treino, pode usar de pós treino. Da pra usar até no seu almoço misturado com saladas e etc.

Essas quantidades rendem 6 coxinhas médias.

Tenho uma nova versão da Coxinha Fit Quero Ser Sarada, feita com massa de aipim que fica muito boa mesmo, vocês precisam conhecer.

COXINHA FIT (de mandioca) - Sem glúten e sem lactose

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14 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom Camila,
      É mesmo uma delícia... e a gente pode comer sem culpa!
      beijos flor

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  2. Adorei as receitas do seu blog. Vou anotar os ingredientes e testar final de semana. Comer sem culpa *.* O lipidograma agradece! Rs Continue postando as receitinhas!

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  3. Olá!!! Mto boa a receita!!! Só uma pergunta, pq vc coloca o frango na massa? Já testou sem??
    Obrigada..bjos

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    Respostas
    1. Oi Poly, uso o frango para deixar a receita "mais FIT" já que diminuo a quantidade de carboidratos e aumento a quantidade de proteínas.
      Eu nunca testei sem o frango, mas acredito que nã tenha problema, ja que, o mesmo não serve para dar liga.
      Se fizer sem, me conta ta!
      beijos

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  4. Olá!!! Mto boa a receita!!! Só uma pergunta, pq vc coloca o frango na massa? Já testou sem??
    Obrigada..bjos

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  5. Vi que empana com farinha de linhaça. Fica crocando assada? Pode ser frita também?

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  6. Sou uma negação na cozinha mas consegui fazer a receita e ficou muito bom!!! Congelei para ter lanche ppara a semana toda. Muito boa receita!

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  7. Greicy, parabêns por seu blog, vou fazer essa receita com certeza, como vc é uma pessoa preocupada com alimentação, vc menciona o óleo de canola. Dê um pesquisada e veja os malefícios a saúde que ele traz. Espero ter ajudado.

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  8. Greicy, parabêns por seu blog, vou fazer essa receita com certeza, como vc é uma pessoa preocupada com alimentação, vc menciona o óleo de canola. Dê um pesquisada e veja os malefícios a saúde que ele traz. Espero ter ajudado.

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  9. Adorei a receita. Estou buscando cada vez mais levar uma vida saudável. Já pesquisei varias receitas que incluem sim o frango na massa e acho uma bonissima ideia. Adorei. Vou fazer e te conto e que dica ótima a maneira de descascar o tomate., essa eu não conhecia. Beijus

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  10. Parece ser delicioso, dica para desfiar o frango.: tirar a agua da panela e fechar a panela, balançar uns 10 segundos. Se colocar files de uns 5 cm. melhor ainda.

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  11. Ahhh que legal estamos perto, moro em Forquilhinha, no ladinho de Criciuma :D , tbm tenho Blog se quiser conhecer serás muito bem vinda...

    Essa receita eh tudo!!!! bj sucesso


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  12. Na massa vai frango tb? Além do recheio?

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