Quero Ser Fitness

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS!! Como se Livrar!

 O que nós mulheres temos e muito é retenção de líquidos. E esta malvadinha traz uma série de problemas para a gente, desde celulites, aumento de peso, desconfortos gerais, aumento das medidas, etc, etc... Ela nos incha.
A retenção hídrica, acontece quando o organismo deixa de eliminar os líquidos ingeridos e passa a acumulá-los entre as células.


O corpo apresenta mecanismos sofisticados e complexos para manter o equilíbrio de líquidos – até porque mais de 2/3 dele é composto de água. Ocorre que, por diversos fatores, este sistema deixa de funcionar adequadamente e a água sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, provocando o edema e dificultando a eliminação normal.
São muitos os fatores que geram este acumulo, desde os hormonais até os alimentares.
A minha retenção de liquidos é muito visível a noite, as roupas ficam deixando marcas, a barriga fica inchada demais, aumenta uns 3 centimetros da medida e pela manhã ta tudo no  lugar novamente.
Mas, como a gente pode aliviar esta retenção de líquidos sem partir para uso de medicamentos??

Você vai gostar de ler:
SÓDIO O VILÃO DA NOSSA ALIMENTAÇÃO!!! Como reduzi-lo?

Dicas para acabar com a Retenção:

1 - Beber muita água
Saradas e sarados, por favor, é o minimo que uma pessoa em busca da vida saudável pode fazer por si mesmo. Beber um mínimo de 2 litros de água por dia. Com bastante água seus rins são estimulados e sua circulação funciona melhor.
Se você sente pouca sede ou está se acostumando a beber mais água, você deve ter a sua garrafinha sempre ao seu lado e anotar mesmo quantas vão sendo esvaziadas ao longo do dia.
Outra maneira é no seu planejamento alimentar você ja deixar horários escritos para água. Tipo: lanche da manhã: uma fruta + 2 copos de água. E assim durante o dia inteiro.

2 - Diminua a quantidade de Sal 
O sódio é o maior vilão do inchaço. E ele está em quase tudo que consumimos, por se tratar de um conservante. Até em doces encontra-se o danado. Minha dica é: Corte onde puder, não coma embutidos, salsichas, miojo, sopas de pacote, temperos de pacote. 
Consuma temperos naturais, como a pimenta e o alho. Eu tenho comprado o sal light que tem menos sódio e só uso onde é imprescindível, como em carnes. Meus legumes, todos cozidos sem sal, ovos sempre sem sal. Você pode sentir melhor o verdadeiro sabor dos alimentos.

3 - Faça Drenagem Linfática ao menos uma vez na Semana
Meninas, só quem já fez drenagem linfática sabe o bem que a mesma nos faz. Além de nos sentirmos poderosas e relaxadas por estar recebendo uma "massagem" vamos estar eliminando os líquidos e assim o inchaço.
Eu fiz sessões de drenagem linfática semanais durante a minha gestação, e simplesmente não soube o que era o famoso "pé de pão" que as grávidas costumam ter, não inchei nada.
É um tipo de massagem suave, onde o liquido que está "sobrando" é auxiliado a deixar o seu corpo. Este é um procedimento que não abro mão. Faço semanalmente com a Juliana Reis Fisioterapia Estética, além da clinica dela ser super bem localizada (prédio da Pró Vida) o atendimento e a qualidade dos serviços me ganharam. 

4 - Consumo de suplementos ou alimentos ricos em cálcio e magnésio
Estes são os vegetais verdes escuros, nozes, abacate, queijo cottage, iogurte desnatado, cereais integrais, oleaginosas. Tanto o cálcio quanto o magnésio competem com o sódio pela absorção no organismo; por isso, se você consumir quantidades adequadas de ambos, seu corpo será forçado a eliminar o sal que não foi efetivamente absorvido;

5 -  Chá de Hibisco
O chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Além disso, não é amargo: tem sabor parecido com o da framboesa.

6 - Cuidado com os Adoçantes
Parece meio contraditório, porém, a maioria dos adoçantes do mercado contribuem para o inchaço, assim como os refrigerente, álcool e até mesmo a nicotina são fatores. Prefira os adoçantes naturais como STEVIA e SUCRALOSE.

7 - Exercícios 
Gente para o bom funcionamento do corpo nada de sedentarismo, vamos nos mexer. A atividade física também auxilia na eliminação de líquidos. 

8 - Alimentação Saudável
Já frisei no item 2 e 3 questões alimentares. Porém toda a dieta balanceada vai lhe ajudar a eliminar esses líquidos. Isto inclui cortar refrigerantes. Viu??!

Então mulherada, essas dicas também valem para os homens. Prego sempre que a vida saudável deve ser estendida ao maior numero de membros da família possível. 
Contagie as pessoas aos bons hábitos e teremos um futuro melhor. Uma vida com mais saúde para seus filhos e netos.
Espero ter ajudado com as dicas e se você tiver alguma contribuição, estou esperando seu comentário.

Beijos
#querosersarada
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário:

  1. Muito legal suas dicas, mas tenho uma dúvida quanto à sucralose..
    Minha nutri disse para ficar LONGE de qualquer produto que tenha a "bendita": "Fuja de tudo que tem sucralose. O adoçante já é algo extremamente prejudicial, e o sucralose é um dos piores".

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências.



Categorias

Visualizações

Arquivo

Blog Fitness