Quero Ser Fitness

PLIOMETRIA, você sabe o que é??

Cada vez mais nos deparamos com os exercícios funcionais misturados aos exercícios de musculação, e eles vem para somar e muito! Seja pra lhe dar resistência, força, equilíbrio, elasticidade, potência... São muitas as vantagens da associação de métodos de treinamento.

Como eu já falei aqui algumas vezes, a monotonia dos treinos é um dos fatores que deixa sua evolução estagnada. Então diversifique!

E a pliometria?

Tenho ouvido falar e lido em muitos treinos, o termo PLIOMETRIA. Mas em que consiste a pliometria e quais os seus benefícios?



Exercícios pliométricos são exercícios cíclicos de alongamento e encurtamento e buscam a máxima utilização dos músculos para trabalhar a explosão e a velocidade. Este método de treinamento físico é utilizado especialmente para o desenvolvimento da força explosiva em diversas modalidades esportivas que envolvem os membros inferiores (WEINECK, 2003)

Ou seja, podemos dizer que pliometria prioriza exercícios com saltos.



É uma maneira de armazenar a energia e explodir, usando seus músculos como se fossem molas. O importante é saber que estamos aproveitando a energia cinética da ação concêntrica (quando faz a contração), somada ao potencial de tensão elástica da fase excêntrica (quando você esta retornando do movimento), resultando em um aumento na capacidade total de gerar força.
No treinamento pliométrico, exercitam-se saltos de todos os tipos e em diversas combinações possíveis, podendo ser realizado saltos sobre caixa ou com obstáculos, sobre uma perna ou sobre duas pernas, em alturas e em distância, saltos em corridas, para frente, para traz, laterais, e outros. Os exercícios podem ser executados com diversos ângulos de flexão do joelho, 30°, 90°, 150°, etc., tendo sua eficácia diminuída ou aumentada, uma vez que músculos diferentes são usados em diferentes ângulos. A variação de cargas empregadas nos exercícios é uma valiosa ajuda para o aumento da força explosiva. (WEINECK, 2003).

Vantagens da Pliometria


- Produção de movimentos explosivos mais facilmente, como por exemplo, arrancar.

- Capacitação do músculo para conseguir uma força máxima em um período de tempo mais curto possível: mais agilidade e força.

- Produção de trocas musculares e neuronais que facilitam o rendimento de gestos de movimentos mais rápidos e potentes. 

- Melhora da eficiência mecânica dos músculos utilizados. 

- Aumento da tolerância a cargas de alongamento mais elevadas. 

Agora vou deixar aqui algumas ilustrações com exemplos de saltos (pliometria) para que fique visível.


É isso aí... espero que vocês tenham gostado.
E não se esqueçam de que qualquer novo tipo de exercício deve ser orientado por profissional competente.

Se você gostou das vantagens da pliometria, pode pedir para o seu instrutor da academia ou personal treiner para inserir em seu treino. 

Faça este tipo de treino no máximo duas vezes na semana.

Eu já fazia alguns exercícios pliométricos e nem sabia.. hahaha...

Se você se interessou, pode ler aqui um artigo mega completo sobre o tema!

Beijosss,


Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências.



Categorias

Visualizações

Arquivo

Blog Fitness