Quero Ser Fitness

SÓDIO O VILÃO DA NOSSA ALIMENTAÇÃO!!! Como reduzi-lo?

Não é de hoje que eu já sou uma neurótica do sódio. Sou daquelas bem chatas mesmo... hehehe.. reclamo nos restaurantes, (este um dos motivos que estou evitando muito comer fora - tudo muito salgado) e em casa fico só na vigilância por causa  sal, meu marido que cozinha aqui, então eu fico sempre bisbilhotando a quantidade de sal.

Primeiro quero esclarecer para vocês que o sódio, que faz mal para a pressão arterial, gerando a famosa "pressão alta", aparece em nosso dia a dia de 2 maneiras:

1- SAL DE PREPARO/ADIÇÃO - aquele que a gente usa para temperar a comida enquanto está preparando, que coloca no arroz, na carne.. também aquele saleiro que vai pra mesa, que as pessoas costumam usar para salgar saladas, salgar batata frita, ou adicionar mais um salzinho no prato!

2 - SÓDIO DOS INDUSTRIALIZADOS - este é o vilão dos nossos dias, pois é mais difícil de ser evitado. A maioria ainda não olha os rótulos pra comparar os produtos.
Tem gente que pega um produto que na embalagem diz, sem gorduras trans, light, diet, etc... mais que tem o teor de sódio extremamente alto e não se dá conta. Chocolate, bolacha recheada, doces em geral, e tudo que você percebe que demora a estragar, tem sódio... Os alimentos em conserva principalmente, muito... muito sódio.
Eu estava pedindo pro meu marido comprar aspargos, pra gente tentar introduzir na alimentação. Ele veio bem feliz, com aspargos em conserva. E o que eu fiz??? fui direto olhar a quantidade de sódio, e vocês não vão acreditar... em meio aspargo tem 225mg de sódio!! teor extremamente alto. 
Você sabia, por exemplo que 8 nuggets (fritos ou assados) carregam 5,7g de sódio? (mais que o dobro do sódio que você deveria consumir por dia)



Problemas Causados pelo Sódio

Você sabe que o sódio é uma das principais causas para a retenção de líquidos? explico tudinho em post especial só para este tema:
RETENÇÃO DE LÍQUIDOS!! Como se Livrar!

A hipertensão, tem como causa principal o consumo exagerado de sódio. Esta é uma doença silenciosa, sem sintomas e que atinge 1 a cada 3 adultos no Brasil. Isso é muito ta!! Muito mesmo!!! Quem não tem algum hipertenso na família???
Ainda falando de Brasil, sabemos que o consumo médio aqui é de 4 a 5 gramas dia/pessoa, quando o máximo diário recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde)  é de 2 gramas dia/pessoa!
Pense nessas 3 gramas a mais e multiplique por 365 dias e verá que 1.095 gramas a mais que o recomendado. Isto pensando que é uma média e que tem gente que consome.. muitooo.. muito mais!

Segundo o cardiologista Celso Amodeo, o sódio estimula quimicamente o sistema nervoso simpático, causando uma vasoconstrição; além disso, causa um processo de osmose já que o sódio do sangue rouba a água das células que estão ao redor, aumentando o volume sanguíneo e forçando a parede das artérias, o que eleva a pressão.

No programa Bem Estar também achei extremamente interessante um estudo organizado pela Sociedade e Federação Internacional de Cardiologia, que envolveu mais de 10 mil adultos em 31 países do mundo todo, mostrou que os 254 índios yanomami avaliados em Roraima não apresentaram nenhum caso de hipertensão, por causa da alimentação saudável, onde não consumiam alimentos industrializados e nem o sal de adição.
Foi comprovado que nesta população indígena, a pressão arterial de uma criança e de um idoso era a mesma. Enquanto que na nossa população a pressão vai aumentando gradativamente ao longo dos anos, pelo consumo exagerado do sódio.


Você vai adorar ler:
Pra que açúcar?
Os Benefícios do Coco! Comendo Coco pra Queimar o Pneu!


Dicas Para Diminuir o Consumo aos Poucos

-Não leve saleiro para mesa e mantenha-se longe dos envelopes de sal;
-Compre as versões de sal com menos sódio
-Abuse dos temperos naturais: alho, salsinha, orégano, alecrim, magerona, pimenta.. etc.. etc...
-Você deve ficar atenta aos rótulos e escolher os alimentos com menos sódio:
Crie habito de comer menos coisas empacotas possível. Embutidos, inclusive os light de peito de peru, riquíssimos em sódio. Crie o hábito das frutas, tenha sempre em casa e verá que na hora do lanche entre as refeições principais, isso facilita sua vida.
-Você deve ir diminuindo o sal de adição nos alimentos aos poucos e perceberá que se acostuma e sua família também:
No programa Bem Estar sobre sódio, uma nutricionista disse que as papilas gustativas demoram apenas 3 meses para se acostumar com a mudança de sabor.
Aqui em a gente já não usa sal nenhum em alimentos como vegetais (batatas, cenoura, brócolis, couve flor, etc, etc), arroz bem pouquinho e cada vez menos, carnes a gente usa sim e meu marido ta se policiando para diminuir, vivo brigando por isso... Sempre reclamo! Ovos cozidos, omelete e panquecas, tudo sem sal.
E vou dizer para vocês que sentir o gosto verdadeiro dos alimentos é ótimoooo!!

-Quanto aos alimentos em conserva, tenho uma dica ótima para diminuir o teor de sódio:
Por exemplo, azeitonas: Você retira da conserva a quantidade que for servir. A outra parte deixa água da conserva.
A parte que retirou, lave em água corrente. Depois deixe de molho em água (filtrada) de 5 a 10 minutos.
Isso diminuirá bastante o sódio.

Gente é isso. Cuide-se agora. Não vamos esperar o médico dizer, "OU PARA OU MORRE", pra tomar a decisão de buscar UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL!!

Beijos Gre,
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

2 comentários:

Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências.



Categorias

Visualizações

Arquivo

Blog Fitness