Quero Ser Fitness

SEU INTESTINO FUNCIONA CORRETAMENTE???


Bem, pra falar desse assunto, vou ter que voltar alguns anos no túnel do tempo e reviver uma fase meio conturbada de adolescência com distúrbios alimentares.

Se você quer ler somente a parte das dicas, vá lá para o final do texto, essa primeira parte é uma introdução, com um pouco da minha história.


Essa questão de intestino preguiçoso sempre me assombrou. Minha mãe me contava que tinha que me dar óleo quando era bebê por que meu cocô era extremamente seco. 


Lembro bem na fase dos meus 17 anos, quando eu tinha mania de me achar gorda, e comecei a usar remédios pra ir ao banheiro como o lacto purga e chá de sene. Comecei usando meio lacto purga e quando vi ja estava usando 4 a cada vez, pois ele vai diminuindo a eficácia. Lembro-me bem das cólicas horríveis e das noites no banheiro. 
Nessa mesma época, incentivada psicologicamente por um namorado que me chamava de "minha barrigudinha" (monstro!!!) eu comecei a ter bulimia. Passava as tardes em casa estudando pro vestibular e comendo igual condenada pra quando estivesse bem cheia vomitar tudo!!  Fiz isso por quase 2 anos.

Eu vivia com dores horríveis no estomago, dor de cabeça e me sentindo sempre fraca e mal. Mais era como um vício.
Fui a um gastro por causa das dores no estomago, e contei pra ele sobre a dificuldade de ir ao banheiro, mas nada sobre a bulimia (tinha vergonha). 
Ele me explicou o mal desses remédios tipo lacto purga, um veveno, que machuca seu intestino e a longo prazo provoca câncer e me deu uma lista de "atividades" para reeducar meu intestino. Na época eu fiz uma endoscopia e ja havia pequenos problemas em meu estomâgo, devido aos vômitos diários forçados. Ali eu decidi sozinha e sem contar pra ninguém, parar de me causar aquele mal. E realmente parei.

Na lista que o gastro me passou, (nessa época eu já tinha quase 20 anos) tinha:

1) Ir todos os dias ao banheiro pela manhã e ficar lá, sentada. não fazendo força sabe, mais deixar aquele horário para aquilo. Alguns dias vai funcionar, outros não.

2) Tomar muita, muita, muita água

3) Evitar banana

4) Comer muitas fibras (frutas, saladas, vegetais e sementes)

Eu achei que segui a lista, bebia água, evitava banana, comia uma granolinha e uma folha de alface e achava que era isso. As coisas não melhoraram muito. Mas eu nunca mais tomei o tal lacto purga, nem o chá de sene. Porém, sempre um "inferno"as vezes ia no banheiro uma vez na semana. Agonia, mal humor, sensação insuportável.

Foi um dia que experimentei um tal cigarro mentolado numa balada e me deu vontade de ir ao banheiro, pronto, eu havia achado um substituto para os remédios. E foi assim que eu comecei a fumar. Logo já fumava um após o trabalho, depois um após a aula e assim foi, só ia ao banheiro se fumasse.

Em pouco tempo eu fumava uma carteira por dia e quando bebia fumava ainda mais. E isto ficou na minha vida por muito anos.
Quando fiquei grávida, ainda com intestino preguiçoso e com hábitos alimentares inadequados, foi a hora de parar de fumar. 

Foi bastante difícil esse período e ainda fumei algumas vezes, mas, decidi parar e parei. 

Esse foi o primeiro passo para começar a minha nova vida. Uma saudável, com alimentação adequada e muito equilíbrio.

Foi nesta fase que eu percebi o quanto a alimentação correta influenciava realmente no meu intestino. Não tem activia que de jeito se você não comer certo.


Vamos as minhas dicas pra você também colocar o seu intestino pra funcionar


Hoje tudo funciona muito bem, meu intestino é um relógio e a vida assim, com ele colaborando é outra! Como diz o outro: "até minha pele ficou mais bonita"

DICAS:

1) Vocês podem ver em meus pratos, sempre muita, muita, muita salada verde... metade do meu prato eu encho com alface americana, rúcula e agrião e se não tem isso eu fico chateada!  Por que eu amooo comer isso, acho delicioso, cheiroso... 
Estas fibras das saladas folhosas são ótimas para regular o intestino

2) No começo eu diminui a banana, mais hoje em dia como ela no minimo 2 vezes por dia. E esta é outra dica maravilhosa. Frutas. Use frutas nos seus lanches, use frutas nas refeições principais. A laranja inteira, com aquela parte branquinha cheia de pectina é ótima para regular seu intestino e pode ser comida após o almoço, como sobremesa. Ela também vai ajudar a fixar o ferro dos alimentos, pois é fonte de vitamina C. (evite frutas a noite, a maioria tem índice glicêmico alto e vão parar em forma de gordura lá no pneu)


3) Inclua grãos e farinhas funcionais na sua rotina alimentar. É fácil, indolor (rsrsrs) e geralmente sem gosto algum. Vai comer salada??? joga uma colher de chia ou linhaça em sementes por cima, no iogurte, na salada de frutas, em sucos, até arroz, batata... etc.. etc... isso ainda traz saciedade!

4) Para o seu café da manhã prepare uma panqueca funcional, segue receita AQUI !! Você pode alterar os tipos de farinha, trocar aveia por amaranto em flocos ou outra farinha saudável. Pode também fazer no microondas (3 minutos) 

5) Água, essa é talvez a principal atitude para fazer do seu intestino seu amigo. Beba muita água mesmo. Minha dica é você andar com garrafinhas e contar quantas vai tomando ao longo do dia. Outra dica é inserir nos seus horários (programa alimentar) a hora da água. Tipo:
300 ml ao acordar (não se esqueça nunca da água em jejum)
200 ml as 10 horas
200 ml 30 minutos após almoçar
200 ml as 14 horas 
200 ml depois 30 minutos depois do café
 e assim por diante...


6) Não esqueça de não beber líquidos frios (sucos, refri ou mesmo água) enquanto almoça ou janta. Isso vai prejudicar a sua digestão e consequentemente não será bom para o seu intestino. Você deve dar um intervalo de no minimo 30 minutos após almoçar e jantar e depois beber água, não beber nenhum outro liquido antes da água. 

7) Use os carboidratos integrais que são ricos em fibra. Arroz integral, macarrão, pães, etc. Pelo fator fibra, dão saciedade e lhe garantem um intestino ativo. Enquanto que as farinhas brancas vão interromper todo seu transito intestinal.


Você assim como eu, verá os benefícios da alimentação saudável voltando pra você em forma de bem estar e equilíbrio.

Também tem dicas para colocar o intestino para funcionar?
Deixe-as aqui nos comentários!

Beijos 




Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário:

Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências.



Categorias

Visualizações

Arquivo

Blog Fitness