Por que Descansar pra Ganhar Massa??!!

Gente, primeiro quero contar pra vocês que hoje foi meu ultimo treino sem aeróbico. Semana que vem eu começo uma adaptação entre a fase de bulking e a fase de cutting. Neste período eu ganhei quase 3 quilos, mais ainda não fiz uma avaliação para ver o quanto foi positivo este ganho, preciso ganhar mais massa que gordura. Estou agendando uma avaliação com bioimpedância, que segundo consta é muito precisa e inclusive descreve as áreas com mais e menos gorduras. Depois de fazer conto como foi. Acho que vou fazer segunda-feira.

Para encarar esta nova fase, eu começo a mudar a minha alimentação, diminuindo gradualmente a quantidade de carbos durante a semana, para no dia 14/10 começar o cutting com tudo.

Bem, pra que este post não se torne só um relato dos meus dias e objetivos eu vou falar pra vocês um pouco sobre a importância de alternar os grupos musculares treinados. Ou seja, a importância de dar descanso aos músculos para que eles possam crescer.


RECUPERAÇÃO DO ORGANISMO APÓS O TREINAMENTO 

O período de recuperação é importante para o corpo humano, pois este necessita de

descanso para que haja o perfeito funcionamento de suas funções vitais. É necessário que haja
um equilíbrio entre desgaste e reposição de energia para uma boa manutenção do estado físico
e funcional do corpo. A capacidade de recuperação e crescimento do organismo, ocorrida
durante o repouso, é denominada anabolismo, este é determinado geneticamente. Já a
quantidade total de exercícios realizados determina o grau de desgaste do organismo e é
denominado catabolismo. (SANTAREM, 2003)
Quanto mais condicionados forem os indivíduos maior é a velocidade de recuperação. Assim o tempo de recuperação pode variar de 24, 48, ou 72 horas. isto também depende do grupo muscular treinado, sendo que, músculos maiores, como quádriceps, por exemplo, levam um tempo maior.
Esse período é essencial para a recuperação das reservas dos substratos energéticos e das taxas de oxigênio, prevenção de lesões e otimização do treinamento de hipertrofia.

 Em resumo pessoal, a gente cresce fora da academia, nos momentos em que descansamos e não lá dentro, na hora do sofrimento.
Durante o exercício com peso, as fibras musculares sofrem micro-lesões e é no descanso que o corpo trata de regenerar estas pequenas lesões, aumentando um pouquinho por vez o seu músculo.
Mais, descanso não é só dormir não!!!



E agora vem o ponto que eu quero chegar... Um dos maiores problemas relatados por instrutores de academia. As mulheres não querem treinar se não tiver "perna".
Se o instrutor faz um treino dividido corretamente, com um intervalo minimo de 48 horas para membros inferiores as moçoilas fazem "beiço" e reclamam.. Mais eu quero fazer pernaaaaa e bunda. E lá vão elas se matando a treinar perna e bunda todos os dias da semana. E assim é impossível ganhar massa muscular.

Meu Treino:
Segunda e quinta - inferiores (faço todos que consigo em 1 hora) - procuro variar máquinas
Quarta - descanso (durante bulk) no cutting vou fazer só aeróbico
Terça e sexta - membros superiores (faço 3 exercícios para as costas, 3 para os tríceps, 1 peito, 1 bíceps e 2 para panturrilhas)

Se você fizer exercícios que isolem bem o grupo muscular até pode fazer outro exercício de membro inferior no dia seguinte, mais o difícil é isolar. Por exemplo agachamento, pega quádriceps e glúteos. Leg press pega quádriceps e posterior. Aí tem que ser atleta de alto rendimento para recuperar rápido com ajuda de muitos suplementos.

Então minhas princesas, não adianta afobação, querer tudo em um dia, façam de maneira correta, que o resultado que vier será duradouro.

Depois venho contar sobre a semana de adaptação alimentar e de treinos e como ja prometi, sobre a avaliação. To preparando um post sobre cutting e sobre os aeróbicos em jejum.

Beijos,

Ahh, ia me esquecendo, tirei a maioria das informações deste post de um artigo cientifico muito legal que encontrei aqui na net, tudo muito bem fundamentado e com fontes seguríssimas.
Neste link você pode ler o artigo completo, super interessante.

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